Anteriormente chamado de “Google Meu Negócio”, o Perfil da Empresa no Google evoluiu, mudou de nome e agora oferece diversas funcionalidades para que as empresas locais, como lojas de carros, divulguem seus veículos, se aproximem dos usuários e facilitem a busca no Google Maps.
O Perfil da Empresa no Google é uma plataforma gratuita na qual você cadastra o seu negócio local para ser facilmente encontrado pelos usuários no Google, em especial no Google Maps.
Para ser fácil de entender, pense na seguinte situação do seu dia a dia: você e sua família querem jantar em uma pizzaria, mas em um lugar diferente do que costumam ir. Então, você abre o aplicativo do Google Maps e digita “pizzaria bairro xxx” ou “pizzaria cidade xxx”.
Rapidamente, diversos resultados aparecem em forma de lista, contendo dados importantes, como horário de funcionamento, fotos da fachada e internas, e até mesmo avaliações dos clientes que já visitaram o estabelecimento.
Esse é o Perfil da Empresa no Google. Quanto mais completo o cadastro do restaurante, ou da sua loja, estiver, mais fácil será ser encontrado pelos usuários na busca orgânica. E o melhor: não custa nada adicionar as informações na ferramenta.
Primeiros passos no Perfil da Empresa no Google para loja de carros
Comece o perfil da sua loja diretamente na plataforma do Google. Lá, você deverá fazer o login usando um e-mail do Gmail e seguir as instruções. Os primeiros passos envolvem: informar nome e categoria da empresa, endereço e dados de contato, incluindo telefone de contato e URL do site.
A próxima etapa é a verificação, essencial para provar ao Google que aquele estabelecimento é realmente seu. Nessa fase, escolha entre verificação por telefone, SMS, e-mail ou vídeo.
Após a verificação é que a magia realmente começa. Você poderá incluir as informações mais importantes a respeito da revenda de veículos, como fotos, horário de funcionamento, logo da loja e produtos à venda.
Funcionalidades do Perfil da Empresa para ativar hoje mesmo
Além da distância entre o usuário e seu negócio, a relevância do seu perfil faz toda a diferença para aparecer na frente dos concorrentes. Por isso, procure preencher o máximo de informações disponíveis no cadastro.
A seguir, selecionamos os principais campos para o perfil ficar completo.
Informações comerciais dentro do Perfil da Empresa no Google
Essa é a ficha básica do antigo Google Meu Negócio. Além do nome da sua empresa, sugerimos você preencher:
- Categoria principal da empresa – é possível incluir mais de uma categoria.
- Descrição – coloque um resumo atrativo que mostre aos novos clientes quem é a sua revenda e os diferenciais.
- Data de abertura – mesmo que a loja seja nova, essa informação transmite transparência aos clientes.
- Horário de funcionamento – é possível definir horários diferentes para cada dia da semana, incluindo finais de semana.
- Acessibilidade – informe aos usuários se o seu estabelecimento é preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.
- Público – aqui você poderá informar se a loja acolhe a comunidade LGBTQ+.
O cadastro dos dados acima está disponível clicando na opção “Editar perfil”, conforme a imagem abaixo.
Incentive as avaliações de clientes
A sua empresa no Google pode receber avaliações de usuários, que vão de 1 a 5 estrelas. Ter uma nota alta ajuda imensamente no posicionamento da sua revenda de veículos, por isso, peça que seus clientes avaliem a loja após a compra ser consolidada.
Você pode, inclusive, fazer ações especiais para incentivar essa participação, como oferecer um bônus ou fazer um sorteio entre os respondentes. Na aba “solicitar avaliações”, na página inicial da plataforma, é possível ter acesso a um link direto para que o usuário faça a avaliação sem perder tempo pesquisando pela sua empresa.
Ative o chat online no antigo Google Meu Negócio
Permita que os usuários entrem em contato com a sua empresa pelo botão “chat” no Google Maps. A configuração é bastante simples e você pode ativar a confirmação de leitura – para que os clientes saibam que sua equipe leu as mensagens deles – e também mensagens de boas-vindas e perguntas frequentes.
Na aba de perguntas frequentes, você pode colocar aquelas dúvidas mais comuns no dia a dia, como formas de financiamento, se a loja está aceitando veículos para troca ou revenda, e mais informações sobre a qualidade do estoque.
Adicione fotos com boa qualidade
Ter várias fotos no seu perfil o torna convidativo e confiável aos clientes em potencial. Cadastre fotos da fachada, da recepção, da garagem e até mesmo se houver um estacionamento próprio para clientes. Tudo que mostre os detalhes da sua infraestrutura.
Lembre-se de que as fotos precisam estar em boa resolução, com uma boa iluminação e com um enquadramento atrativo, caso contrário, poderão afastar os consumidores ao invés de captá-los.
Atualizações são outra forma de engajar o seu público-alvo
O Perfil da Empresa no Google também pode ser transformado em uma espécie de mídia social. Isso porque a plataforma possibilita publicar atualizações, como se fossem publicações do Facebook ou LinkedIn.
As descrições (legendas) podem ter até 1500 caracteres, um botão call to action e fotos. Existe também a possibilidade de criar ofertas e eventos nessa aba de atualizações.
Não deixe de acompanhar as métricas do Perfil da Empresa no Google
Depois de cadastrar as informações mais relevantes, você pode acompanhar dados em relação à presença digital da ficha empresarial.
Na aba “desempenho”, o Google mostrará dados como interações no perfil da empresa, como as pessoas descobriram o seu local, quantas chamadas telefônicas foram feitas a partir da ficha, além de cliques no website. Esse tipo de informação ajuda a você entender onde pode melhorar o perfil.
Fonte: Revenda Mais