É muito comum as pessoas quererem trocar ou adquirir um carro no começo do ano.
Seja novo, seminovo ou usado, o valor do IPVA é um dos quesitos analisados na hora de decidir qual modelo comprar.
O pagamento do imposto, inclusive, gera dúvidas entre os donos de revendedoras e garagens de veículos: quem deve pagar o IPVA, a loia ou o novo proprietário? O que é mais vantajoso?
Se essas perguntas também são suas, continue a leitura para saber mais!
Quem deve pagar o IPVA: o vendedor ou o comprador?
Legalmente, não há nada que afirme que o antigo dono ou que a loja de revenda seja a responsável pelo pagamento do IPVA do automóvel que será vendido. No entanto, é algo para ser pensado.
Muitas concessionárias chamam atenção dos consumidores por anunciarem ofertas de carros com o imposto do ano correspondente já pago. Mas será que isso realmente faz diferença no momento da venda?
De acordo com algumas pesquisas já realizadas, as pessoas ficam divididas quase igualmente. 50% alegam que o fato do IPVA ser quitado ou não, não interfere na decisão de compra. A outra metade diz que não compraria um veículo sem o pagamento do imposto do ano da compra.
A dica, portanto, é conversar e negociar. Se optar por vender o automóvel sem pagar o débito, ofereça um desconto ou alguma condição de pagamento especial. Assim, as chances de não perder a venda aumentam e você ainda ganha pontos com o cliente.
O que você precisa observar sobre o veículo antes da venda acontecer
Anunciar os carros da sua loja com o IPVA do ano em questão pago é um diferencial, que pode despertar interesse daqueles que pretendem trocar de automóvel, isso é fato. Agora, independentemente de como for o acordo entre você e seu cliente, é essencial que, antes, seja feita uma análise do histórico do veiculo.
Principalmente quando se trata da venda de carros usados, que já tiveram um ou mais de um dono, é importante verificar se há algum débito ou algum tipo de restrição que possa causar problemas ao futuro comprador.
Nós sempre falamos por aqui sobre a importância de ser franco com o consumidor e informá-lo da real condição do veículo.
Dessa forma, regularize a situação para, então, fechar negócio.
Fonte: Autolist