Saiba o que é perícia de veículos e como ela é feita corretamente
Lojas de veículos lidam com uma grande movimentação de carros e também de documentos, por isso todas as atividades devem ser feitas com precisão para evitar possíveis erros e perda de dinheiro. Uma das formas de garantir um bom desempenho na venda de veículos é realizar a perícia veicular em todas as negociações.
Entenda o que é e como funciona a perícia veicular e porque ela é importante para sua revenda de carros.
O que é perícia de veículo?
A perícia veicular, também conhecida como vistoria veicular, é uma espécie de exame realizado em um carro para certificar que ele é verdadeiro, ou seja, que não possui adulteração de chassi, motor, câmbio, vidros, placas, documentação e outros fatores que podem comprometer sua comercialização.
Na perícia de veículos também é feita uma investigação para encontrar eventuais reparos estruturais que tenham sido feitos ao longo dos anos e não estão descritos na documentação do veículo, além de uma busca nos bancos de dados dos órgãos públicos.
Qual a importância da perícia de veículos para as lojas de carros?
A perícia veicular é indispensável para as lojas de carros. A verificação investiga os detalhes do veículo e certifica o seu real estado, podendo deixá-lo apto ou não para a revenda.
Em alguns casos, por exemplo, o proprietário de um automóvel pode trocar peças originais por peças falsificadas e visualmente muito similares. Sem a perícia, a loja de veículos poderia não identificar a troca de componentes e passaria para frente um carro que provavelmente vai ter vários problemas futuramente.
A vistoria de veículos contribui para que revendas de carros façam vendas mais concretas e honestas, possibilita uma negociação justa, traz economia à empresa e evita desperdício de dinheiro, além de fidelizar os clientes que compram de você pela garantia de realizar um bom negócio.
Qual a importância da perícia de veículos para os clientes?
Comprar um carro é um alto investimento para os clientes, que leva, às vezes, anos para pagarem por um bem que ficará na família por um longo período. Por esse motivo, todo o cuidado é necessário para garantir que você está realizando uma boa compra.
Ao comprar um veículo de uma loja de carros que realiza a perícia veicular, até mesmo o cliente indeciso se sente seguro, pois tem certeza das informações que estão sendo passadas e garante que está fechando um negócio bom para ambas as partes.
Tipos de perícia de veículo
As lojas de carros estão familiarizadas com dois tipos principais de vistoria. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas e entender em quais situações cada uma se encaixa.
Vistoria automotiva para transferência
A vistoria de transferência, como o próprio nome diz, é voltada para quando um carro vai passar de um proprietário para outro. Aqui são analisados todos os detalhes do carro para identificar possíveis fraudes ou adulterações e que não estejam de acordo com as documentações no Detran.
Vistoria cautelar ou de procedência
Às vezes, um veículo é colocado à venda como original, porém possui componentes que foram trocados ao longo do tempo. Para verificar essa originalidade, é realizada a vistoria cautelar, que analisa se as peças não sofreram adulteração, assim como fatores de identificação do veículo.
Vistoria prévia
A vistoria prévia é uma das mais comuns e é geralmente praticada nas empresas que atuam com seguros para veículos, como bancos, instituições financeiras e seguradoras.
Qual empresa realiza a perícia de veículos?
Existem diversas empresas especializadas em realizar a perícia de veículos. Cabe ao proprietário do carro escolher os profissionais de sua confiança.
A loja de carros pode indicar um local, porém ela não pode obrigar o comprador a realizar o serviço no local indicado, pois a comercialização se caracterizaria em venda casada.
Para encontrar o melhor prestador de serviço, você deve pesquisar a história da empresa, ver os seus anos de atuação na área, conferir o número de pessoas atendidas, avaliar o preço perante ao mercado e pegar referências com amigos que já realizaram a perícia. Analise também a reputação da empresa na internet, principalmente em sites especializados na satisfação do consumidor, como Reclame Aqui.
Quanto custa a perícia de veículo e quem deve pagar por ela?
Em geral, a vistoria deve ficar por conta da loja de carros justamente para se certificar que aquela é uma boa negociação. Entretanto, cabe ao cliente e à revenda negociarem a melhor opção para ambas as partes.
Em relação aos valores, a perícia pode custar de R$ 35 a R$ 100, dependendo do estado em que será realizada.
Quando tenho que fazer a perícia veicular?
A perícia veicular é geralmente usada em processos de compra, venda e transferência de veículo, podendo ser:
- De pessoa física para pessoa física;
- De pessoa física para pessoa jurídica;
- De pessoa jurídica para pessoa física;
- De pessoa jurídica para pessoa jurídica.
A vistoria também pode ser feita quando um proprietário de um veículo tem a intenção de solicitar a placa preta, ou seja, transformá-lo em um carro de colecionador. O laudo visa certificar que o carro é original e possui os mesmos componentes e acessórios de fábrica, tendo direito ao Certificado de Originalidade.
Geralmente estes carros não são comercializados, sendo apenas itens de coleção, podendo ser vendidos ou participarem de feiras e eventos.
Sistema para loja de veículos
As lojas de veículos enfrentam diariamente vários desafios relacionados à gestão, operação e controle de documentações obrigatórias.
Fonte: Revenda Mais