Estar alinhado ao Código de Defesa do Consumidor e ter um controle completo dos seus documentos é uma das principais formas para proteger juridicamente a sua loja de carros.
Dessa forma, você e sua equipe evitam dores de cabeça em negócios futuros nos quais a sua revenda não mais possui qualquer relação. A seguir, acompanhe mais sobre o assunto.
Como proteger juridicamente minha loja de veículos?
Qual administrador de uma revendedora de automóveis nunca se perguntou: como proteger juridicamente minha loja de veículos? Ou se deparou com um problema jurídico relacionado à venda de veículos? Isso é praticamente inevitável.
Mas a administração de uma loja de veículos pode ser mais eficiente e impedir que diversos problemas (não só os judiciais) apareçam. E é sobre isso que falaremos hoje.
Atenção redobrada à elaboração de contratos para loja de veículos
Um setor essencial para ser preservado é o de elaboração de contratos. Ao contrário do que se pensa, quanto mais claro for um contrato, melhor será para a empresa. Um documento mal elaborado, sem uma linguagem clara, que omite informações importantes, servirá para uma provável ação vitoriosa de um consumidor insatisfeito.
Portanto, quando estiver redigindo seus contratos, não faça cláusulas muito genéricas, senão o cliente/fornecedor pode se valer dessas cláusulas para te obrigar a fazer algo que não estava previsto no contrato. E isso muitas das vezes acarreta em gastos excessivos.
Ao elaborar um contrato, não deixe de tratar dos seguintes itens:
- Objeto bem definido (modelo do produto, valores);
- Condições de pagamento;
- Prazo para cumprimento (seja o seu, o do cliente ou do fornecedor);
- Multa em caso de descumprimento;
- Condições para rescisão do contrato;
- Condições e prazos de garantia.
Tenha uma consultoria jurídica ao seu lado especializada no Direito do Consumidor
Sua revendedora de carros tem um departamento jurídico? Contrata os serviços de um advogado ou escritório de advocacia? Possui estrutura para enfrentar assuntos judiciais? Se suas respostas não foram afirmativas para a maioria das perguntas, chegou o momento de rever essa situação.
Mesmo que a sua loja esteja 100% alinhada ao CDC — o Código de Defesa do Consumidor — é possível que clientes mal intencionados surjam no seu caminho e você precisa estar preparado para contornar a situação.
O CDC é quem rege as relações de vendas, e o consumidor é o elemento mais fraco dessa relação. Nesse raciocínio, qualquer cláusula que for considerada abusiva será excluída ou interpretada a favor do cliente. Isso pode gerar muitos prejuízos e com apoio jurídico a interpretação de leis e termos de condições se torna mais simples e didática.
Já que estamos falando do Código de Defesa do Consumidor, não esqueça também de manter uma cópia do documento em sua loja de carros. Segundo a Lei Federal lei federal 12.291/2010, todo estabelecimento comercial e de prestação de serviço brasileiros deve manter o CDC em local visível e de fácil acesso ao consumidor. O descumprimento da legislação resultará em multa no valor de R$ 1.064,10.
Alguns itens essenciais devem ser observados para proteger seu negócio
É fundamental ter controle e conhecimento de tudo o que acontece em sua loja de veículos, diminuindo assim a dependência de funcionários.
Tenha os cadastros e movimentações financeiras organizados e acessíveis. Crie mecanismos de arquivamento das negociações e treine seus colaboradores para oferecer somente o que for possível realizar.
Criar falsas expectativas transmite uma imagem muito negativa de seu empreendimento. Preze pela transparência de sua loja.
Procure também acompanhar o que está sendo dito sobre a sua loja na internet. Sites como o Reclame Aqui ajudam a monitorar situações que deixaram os clientes insatisfeitos, possibilitando revertê-las ou evitar erros semelhantes no futuro.
Aperfeiçoe o seu armazenamento de documentos
Como você armazena seus contratos principais atualmente? Ainda existe uma pasta impressa destinada para cada mês ou separada pelo nome do cliente? Esse tipo de gestão de documentos é extremamente prejudicial aos negócios. Os contratos físicos, em papel, são vulneráveis à ação do tempo e podem ser facilmente perdidos no dia a dia.
O ideal é sempre optar pelo armazenamento digital, salvo na nuvem, e que facilite a pesquisa digitando apenas o veículo desejado, nome do cliente ou data na qual foi feita a operação.
Soluções tecnológicas podem ajudar na gestão de uma loja de carros
Outras medidas podem ser tomadas para garantir uma boa gestão de uma loja de carros. Se você não tem uma equipe de confiança ou não tem controle pleno sobre os setores da companhia, comece a pensar em usar a tecnologia a seu favor.
Para te auxiliar a cuidar de todas essas questões, uma boa opção seria encontrar uma ferramenta fácil de usar e, ao mesmo tempo, capaz de reunir a movimentação de vários setores. Esse tipo de recurso facilita o gerenciamento e ajuda a garantir que a sua loja de veículos se proteja juridicamente.
Fonte: Revenda Mais