Empresas & Indústrias

Ramo de atividade: o que é e como definir o seu negócio

Vários fatores são necessários para uma empresa iniciar suas atividades, e um muito importante, além da razão social de uma empresa, é decidir o ramo de atividade.

Todos os fatores do planejamento estratégico são essenciais para a construção de um negócio, e dentre eles vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o ramo de atividade.

O que é o ramo de atividade de uma empresa?

Ramo de atividade é o segmento onde a empresa vai atuar, ou seja, definir qual vai ser a principal atividade do negócio.

Geralmente se escolhe por identificação com alguma atividade, ter conhecimento sobre isso, e ver nessa atividade um potencial de se tornar negócio.

Para sua definição, é necessário levar em conta questões como público-alvo, qual será a concorrência, área de conhecimento e outros.

Quais são os ramos de atividade existentes?

São três as categorias do ramo de atividade, sendo elas: indústria, comércio e serviços.

Dentro dessas categorias, existem infinitas possibilidades de negócio, incluindo criação de produtos, prestação de serviços ou vendas.

A escolha do ramo de atividade pode ser crucial para o sucesso da empresa, pois o empreendedor tem que ter identificação com a atividade que vai comercializar.

Dito isso, vamos entender um pouco mais de cada categoria dos ramos de atividade.

Indústria

No segmento de indústria, a principal característica é a transformação da matéria-prima em produtos, que são fabricados para comercialização.

Dessa forma, pega-se um material e o modifica para ser uma mercadoria que pode ser utilizada ou vendida.

Exemplo de atividade

Dentro dessa categoria, pode-se abrir uma fábrica de móveis, de roupas, produtos eletrônicos, cosméticos, entre outros.

No setor de indústria, a empresa vai ser definida de acordo com o produto produzido.

Comércio

No comércio, a responsabilidade é vender os produtos que foram produzidos pelo setor de indústria.

Dentro do comércio, a venda pode ser feita de forma direta e em pequenas quantidades, que é o caso dos varejistas.

Existe também os comércios atacadistas, que oferecem grandes quantidades de produtos para venda, e normalmente é direcionado a outras empresas que querem revender os produtos.

Exemplo de atividade

Aqui podemos citar lojas de roupas, supermercado, drogarias, perfumaria, etc.

Serviços

A prestação de serviços é a terceira categoria do ramo de atividade.

Aqui, não acontece fabricação ou venda de produto, e sim a prestação de serviço, ou mão de obra para determinada atividade.

São empresas ou profissionais que oferecem seus serviços ao cliente, e o ajudam em várias necessidades.

Exemplo de atividade

Podemos exemplificar com os serviços de psicólogos, advogados, dentistas, cinema, serviços de táxi, contabilidade, entre outros.

Como definir o ramo de atividade de uma empresa?

Normalmente, essa definição já é feita antes mesmo da abertura da empresa. O que quase sempre acontece, é o empreendedor já ter alguma atividade que deseja transformar em negócio.

Sendo assim, no momento da formalização da empresa, é que ele vai adequar sua atividade, dentro de uma das três categorias existentes do ramo de atividade.

Para definir o ramo de atividade,  deve-se considerar alguns pontos, a fim de aumentar as chances de sucesso do negócio.

Os fatores são:

  1. Escolher uma área que se identifique;
  2. Ter conhecimento sobre essa área;
  3. Saber quem é o seu público-alvo;
  4. Analisar seus concorrentes;
  5. Investir e planejar o futuro do seu empreendimento;
  6. Calcular o investimento necessário.

Apesar de serem vários os pontos que precisam ser avaliados para a abertura do seu negócio, é importante defini-los, e assim ter mais chances de fazer a empresa dar certo.

Fonte: Facilite 

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