Vários fatores são necessários para uma empresa iniciar suas atividades, e um muito importante, além da razão social de uma empresa, é decidir o ramo de atividade.
Todos os fatores do planejamento estratégico são essenciais para a construção de um negócio, e dentre eles vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o ramo de atividade.
O que é o ramo de atividade de uma empresa?
Ramo de atividade é o segmento onde a empresa vai atuar, ou seja, definir qual vai ser a principal atividade do negócio.
Geralmente se escolhe por identificação com alguma atividade, ter conhecimento sobre isso, e ver nessa atividade um potencial de se tornar negócio.
Para sua definição, é necessário levar em conta questões como público-alvo, qual será a concorrência, área de conhecimento e outros.
Quais são os ramos de atividade existentes?
São três as categorias do ramo de atividade, sendo elas: indústria, comércio e serviços.
Dentro dessas categorias, existem infinitas possibilidades de negócio, incluindo criação de produtos, prestação de serviços ou vendas.
A escolha do ramo de atividade pode ser crucial para o sucesso da empresa, pois o empreendedor tem que ter identificação com a atividade que vai comercializar.
Dito isso, vamos entender um pouco mais de cada categoria dos ramos de atividade.
Indústria
No segmento de indústria, a principal característica é a transformação da matéria-prima em produtos, que são fabricados para comercialização.
Dessa forma, pega-se um material e o modifica para ser uma mercadoria que pode ser utilizada ou vendida.
Exemplo de atividade
Dentro dessa categoria, pode-se abrir uma fábrica de móveis, de roupas, produtos eletrônicos, cosméticos, entre outros.
No setor de indústria, a empresa vai ser definida de acordo com o produto produzido.
Comércio
No comércio, a responsabilidade é vender os produtos que foram produzidos pelo setor de indústria.
Dentro do comércio, a venda pode ser feita de forma direta e em pequenas quantidades, que é o caso dos varejistas.
Existe também os comércios atacadistas, que oferecem grandes quantidades de produtos para venda, e normalmente é direcionado a outras empresas que querem revender os produtos.
Exemplo de atividade
Aqui podemos citar lojas de roupas, supermercado, drogarias, perfumaria, etc.
Serviços
A prestação de serviços é a terceira categoria do ramo de atividade.
Aqui, não acontece fabricação ou venda de produto, e sim a prestação de serviço, ou mão de obra para determinada atividade.
São empresas ou profissionais que oferecem seus serviços ao cliente, e o ajudam em várias necessidades.
Exemplo de atividade
Podemos exemplificar com os serviços de psicólogos, advogados, dentistas, cinema, serviços de táxi, contabilidade, entre outros.
Como definir o ramo de atividade de uma empresa?
Normalmente, essa definição já é feita antes mesmo da abertura da empresa. O que quase sempre acontece, é o empreendedor já ter alguma atividade que deseja transformar em negócio.
Sendo assim, no momento da formalização da empresa, é que ele vai adequar sua atividade, dentro de uma das três categorias existentes do ramo de atividade.
Para definir o ramo de atividade, deve-se considerar alguns pontos, a fim de aumentar as chances de sucesso do negócio.
Os fatores são:
- Escolher uma área que se identifique;
- Ter conhecimento sobre essa área;
- Saber quem é o seu público-alvo;
- Analisar seus concorrentes;
- Investir e planejar o futuro do seu empreendimento;
- Calcular o investimento necessário.
Apesar de serem vários os pontos que precisam ser avaliados para a abertura do seu negócio, é importante defini-los, e assim ter mais chances de fazer a empresa dar certo.
Fonte: Facilite