Direito Cível

Voo atrasado: conheça seus direitos e saiba como agir

Teve um voo atrasado? Saiba quais são os seus direitos nessa situação e entenda quando você pode receber uma compensação!

Ter um voo atrasado é uma situação bem desagradável e que, infelizmente, é comum. Por mais que você se organize para chegar com antecedência ao aeroporto e passe por todos os processos adequadamente, você ainda pode ter que esperar mais um tempo para embarcar e acabar chegando ao seu destino algumas horas depois do que era previsto.

Em alguns casos, o motivo do atraso não está diretamente ligado à companhia aérea. Mas, mesmo assim, a empresa deve se responsabilizar e garantir aos passageiros afetados todos os seus direitos, a depender da situação.

Teve um voo atrasado? Entenda tudo sobre o assunto e veja quais são os seus direitos nessa situação!

Por quais motivos um voo é atrasado?

Existem vários fatores que podem causar o atraso de um voo. Alguns deles geram atrasos de até 1 hora, enquanto outros podem acabar gerando até o cancelamento do voo. Veja quais são as principais razões de um voo atrasado.

Excesso de tráfego aéreo

O excesso de tráfego aéreo, principalmente em feriados e períodos de alta temporada, pode fazer com que as aeronaves não tenham espaço para estacionarem no aeroporto. Assim, elas demoram mais para pousar, o que gera um atraso para o próximo embarque e decolagem.

Manutenção não programada na aeronave

É comum que os aviões passem por manutenções regulares e necessárias para a segurança dos voos. Algumas vezes, essas manutenções não são programadas, causando o atraso do voo. Troca de pneus, abastecimento de combustível e reparos em problemas elétricos são alguns exemplos do que pode ser feito nessas situações.

Problemas com a tripulação

Para que os aviões decolem, toda a sua tripulação precisa estar completa, ou seja, todos os colaboradores que trabalham no voo precisam estar presentes. Como os funcionários trabalham em turnos, o atraso de um profissional pode atrasar o voo inteiro. O mesmo pode acontecer caso um dos colaboradores tenha um imprevisto e precise de um substituto.

Mau tempo e desastres naturais

Uma das razões de voos atrasados que não está ligada diretamente às companhias aéreas é o mau tempo. Em alguns locais do mundo, principalmente durante o inverno, nevascas e tempestades podem gerar atrasos ou até causar o cancelamento do voo. O mesmo acontece em casos de furacões, tornados, erupções de vulcões ou qualquer outro fator climático que afete os voos.

Ocupação dos voos

Quando um voo não atinge o número suficiente de passageiros, a companhia aérea pode reacomodar os clientes em outro voo mais tarde. Assim, o embarque será em um horário diferente do que foi marcado inicialmente.

Ausência de passageiro

Algumas vezes, o passageiro despacha a sua mala, porém, não se apresenta para o embarque. Bagagens não podem viajar sozinhas. Quando isso acontece, a carga é considerada suspeita e a companhia aérea evita voar nestas condições. Enquanto o dono da mala não aparecer, o avião não pode decolar.

Atraso na conexão

Passageiros que têm um voo com conexão, diferente do que acontece na escala, precisam desembarcar do primeiro avião e fazer um novo embarque em outra aeronave para prosseguir com a viagem.

Normalmente, quando determinada conexão é a única que os passageiros têm para seguirem viagem, o segundo voo deve esperar por até 1 hora os passageiros que vão embarcar nele. Caso o primeiro voo esteja atrasado, o mesmo acontecerá com o segundo, já que os passageiros chegarão com atraso.

Lembrando que, em voos de conexão, os passageiros nem sempre são todos de um mesmo voo, podendo ser de voos diferentes.

Fonte: Voe tranquilo

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