Notícias

42% dos brasileiros esperam viver apenas com aposentadoria

Em pesquisa da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), encomendada ao Datafolha no mês de julho, quatro em cada dez brasileiros pretendem viver somente com aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ao parar de trabalhar.

Hoje, 34% dos brasileiros afirmam que sabem que o valor pago pela Previdência Social deve ser, em média, R$ 2.006. O resultado da pesquisa foi divulgado pela Folha.

Qual foi a principal mudança nos últimos anos?

Segundo a pesquisa, no ano de 2021, mais de 30% dos brasileiros tinham a certeza de que teriam apenas a renda da previdência pública ao parar de trabalhar. Agora, em 2023, o número de pessoas aumentou para 42%. Além disso, a quantidade de brasileiros que terão como fonte de renda a previdência privada aumentou de 7% para 12% em dois anos.

Mudanças no comportamento dos brasileiros

De acordo com estudo, em publicação na Folha, “a maioria dos entrevistados (57%) vai cortar gastos para poder se sustentar no futuro, e 55% deles têm como planos pedir a aposentadoria ao INSS aos 60 anos”.

Esse dado mostra uma mudança no comportamento dos brasileiros, que agora têm perspectivas diferentes em relação à aposentadoria do que há 2 anos. Outro fato é que as mulheres esperam contar com o INSS mais do que os homens, que afirmaram obter outras fontes de renda.

Ainda segundo o estudo, os entrevistados afirmam que temem não poder ter aposentadoria. Isso porque, como exemplo, a reforma da Previdência mudou regras que “impediram os segurados que estavam perto de pedir o benefício de conseguir se aposentar”.

Para advogados: Receba casos e demandas previdenciárias no conforto do seu escritório. Selecione os casos e entre em contato diretamente com o segurado no PrevCasos.

Veja outras notícias relacionadas ao direito previdenciário aqui no blog Previdenciarista. Confira também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade e veja as informações atualizadas em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *